quarta-feira, 2 de maio de 2012

PONGAÍ - HIDROVIA TIETE-PARANÁ SERÁ MODERNIZADA


Governos Federal e do Estado de São Paulo assinam documento para a liberação de R$ 42 milhões para obras de manutenção.


A Secretaria Estadual de Logística e Transportes e o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo assinaram, junto com o Ministério dos Transportes, termos de compromisso para a liberação de R$ 42 milhões para obras na hidrovia Tietê-Paraná.
Os documentos se destinam especificamente às obras de proteção dos pilares da ponte SP-425 (Barbosa, Ubarana), obra já em andamento com previsão de término em dezembro deste ano; a proteção dos pilares SP-333 (Pongaí, Borborema), obra contratada em abril e com conclusão prevista para fevereiro de 2013; reforço das proteções das pontes na BR-153 (Promissão e Ubarana) e implantação de novo canal de navegação em Ibitinga, ainda em fase de licitação. As reformas pretendem proteger os pilares contra os choques das embarcações e, assim, garantir a segurança do tráfego hidroviário e rodoviário.
O pacote de melhorias faz parte de um Protocolo de Intenções assinado entre o Governo do Estado de São Paulo e a União em setembro do ano passado no valor total de R$ 1,7 bilhão para a modernização e ampliação da navegação na hidrovia Tietê-Paraná.
Este valor também será destinado à construção da barragem Santa Maria da Serra, que ampliará a navegação em 55 km. O Departamento Hidroviário já contratou a revisão do projeto básico e a elaboração do projeto executivo. Além disso, está nos planos a extensão de 200 km entre Anhembi e Salto, por meio da construção de cinco barragens. A primeira etapa, que contempla barragens de Anhembi e Conchas, já está em fase de contratação de projeto. Para as barragens de Porto Feliz e Tietê, estão sendo desenvolvidos projetos junto à iniciativa privada.
Também estão previstos nos investimentos de modernização as pontes da Ferrovia Ayrosa Galvão (Pederneiras) e SP-595 (Ilha Solteira, Pereira Barreto), que terão seus vãos ampliados; a modernização dos terminais hidroviários de Araçatuba e de Rubinéia; a substituição das pontes da SP-191 sobre o Rio Tietê e Piracicaba; a dragagem e retificação dos canais de Conchas, Anhembi, Botucatu, Igaraçu do Tietê e Promissão; e melhorias na infraestrutura das eclusas de Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos.

Hidrovia
São 2.400 quilômetros navegáveis, entre vias primárias e secundárias, mais de seis mil quilômetros de margens lacustres e fluviais, passando por cinco estados brasileiros: São Paulo, Goiás, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que, respectivamente são banhados pelos rios Tietê, Paraná, Grande, Paranaíba e todos seus afluentes, integrando também Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. A hidrovia abrange mais de 220 municípios, com uma área de influência de 800 mil quilômetros quadrados e capacidade de gerar 22.600 MW de energia elétrica.

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