Governos
Federal e do Estado de São Paulo assinam documento para a liberação de R$ 42
milhões para obras de manutenção.
A Secretaria Estadual de Logística e Transportes e
o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo assinaram, junto com o
Ministério dos Transportes, termos de compromisso para a liberação de
R$ 42 milhões para obras na hidrovia Tietê-Paraná.
Os documentos se destinam especificamente às obras
de proteção dos pilares da ponte SP-425 (Barbosa, Ubarana), obra já em
andamento com previsão de término em dezembro deste ano; a proteção dos pilares
SP-333 (Pongaí, Borborema), obra contratada em abril e com conclusão prevista
para fevereiro de 2013; reforço das proteções das pontes na BR-153 (Promissão e
Ubarana) e implantação de novo canal de navegação em Ibitinga, ainda em fase de
licitação. As reformas pretendem proteger os pilares contra os choques das
embarcações e, assim, garantir a segurança do tráfego hidroviário e rodoviário.
O pacote de melhorias faz parte de um
Protocolo de Intenções assinado entre o Governo do Estado de São Paulo e a
União em setembro do ano passado no valor total de R$ 1,7 bilhão para a
modernização e ampliação da navegação na hidrovia Tietê-Paraná.
Este
valor também será destinado à construção da barragem Santa Maria da Serra, que
ampliará a navegação em 55 km. O Departamento Hidroviário já contratou a
revisão do projeto básico e a elaboração do projeto executivo. Além disso, está
nos planos a extensão de 200 km entre Anhembi e Salto, por meio da construção
de cinco barragens. A primeira etapa, que contempla barragens de Anhembi e
Conchas, já está em fase de contratação de projeto. Para as barragens de Porto
Feliz e Tietê, estão sendo desenvolvidos projetos junto à iniciativa privada.
Também estão previstos nos
investimentos de modernização as pontes da Ferrovia Ayrosa Galvão (Pederneiras)
e SP-595 (Ilha Solteira, Pereira Barreto), que terão seus vãos ampliados; a
modernização dos terminais hidroviários de Araçatuba e de Rubinéia; a
substituição das pontes da SP-191 sobre o Rio Tietê e Piracicaba; a dragagem e
retificação dos canais de Conchas, Anhembi, Botucatu, Igaraçu do Tietê e
Promissão; e melhorias na infraestrutura das eclusas de Bariri, Ibitinga,
Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos.
Hidrovia
São 2.400 quilômetros navegáveis,
entre vias primárias e secundárias, mais de seis mil quilômetros de margens
lacustres e fluviais, passando por cinco estados brasileiros: São Paulo, Goiás,
Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que, respectivamente são banhados
pelos rios Tietê, Paraná, Grande, Paranaíba e todos seus afluentes, integrando
também Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. A hidrovia abrange mais de 220
municípios, com uma área de influência de 800 mil quilômetros quadrados e
capacidade de gerar 22.600 MW de energia elétrica.
Fonte: http://www.piniweb.com.br
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